O QUE FAZEMOS

Oi KABUM! LAB — Laboratórios de Cultura Digital

Fruto de uma parceria entre o Oi Futuro e o Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP), o Oi Kabum! LAB é um ambiente de criação e formação multilinguagem no campo da arte e tecnologia, voltado para jovens das periferias cariocas dispostos a investigar suas relações com a cidade e traduzi-las em projetos coletivos, criando produtos culturais, montando exposições artísticas e realizando intervenções públicas.

As áreas de atuação, pesquisa e aprendizado dos laboratórios englobam Arte Digital, Instalações Interativas, Motion, Projeções Mapeadas, Vídeo, Design, Web, Design Sonoro, Animação, Palavra, Fotografia, História da Arte e Tecnologia, entre outras.

O Oi Kabum! LAB investe no desenvolvimento integral dos jovens, para a ampliação de seu autoconhecimento, autonomia, senso crítico, participação social e habilidades e competências artísticas e tecnológicas.

São várias modalidades de laboratórios e eventos:

LAB.IU – Laboratório de Intervenções Urbanas
Laboratório de Intervenções Urbanas, baseado em linguagens integradas, para o desenvolvimento de projetos temáticos relacionados à Cultura Urbana, com estudantes ou egressos da rede pública de ensino iniciados em arte e tecnologia.

LAB.Horizontes
Espaço destinado a jovens e coletivos já iniciados em arte e tecnologia, para prospecção, desenvolvimento e aceleração de projetos autorais e/ou profissionais, sob orientação do Oi Kabum! Lab.

LAB. APP Em breve
Laboratório para a criação de aplicativos poéticos, que se apropriam do uso de sensores e outras funcionalidades de dispositivos móveis.

LAB. Base 2016
Laboratório de experimentações multimídia em arte e tecnologia, para formação básica de adolescentes e jovens de escolas públicas (ou egressos), de baixa renda, interessados em arte.

LAB. Proliferantes 2016
Laboratório que fermenta projetos de intervenção pública que envolvam artes visuais e mídias digitais. Jovens passam por uma formação colaborativa, criam projetos-piloto e os colocam em prática em ambientes físicos e virtuais. O desafio de promover proliferações sociais e culturais ilumina a importância das percepções afetivas em meio às complexas teias que compõem a experiência humana.

LAB. Imagine-se 2016
Laboratório de invenção de novas formas de troca e atuação dentro da escola, a partir do diálogo, compartilhamento e vivência de experiências em arte, tecnologia e educação. Integra educadores, gestores, estudantes em um processo de criação de possibilidades visuais, potencializando a criatividade, ampliando o repertório do fazer no campo educacional e fortalecendo a parceria com a rede pública de ensino.

O Oi Kabum! LAB — Laboratórios de Cultura Digital teve início em 2017, como um desdobramento da Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia. Sob gestão do CECIP desde 2009, a Oi Kabum! recebeu mais de 400 jovens, cuja formação culminou com a produção de 12 exposições multimídia até 2016. Em 2015, a Oi Kabum! Rio recebeu do MEC a distinção como projeto de referência em Inovação e Criatividade na Educação Básica.

Conheça o livro “Oi Kabum! 12 anos: Juventudes, Experiências e Aprendizados em Arte e Tecnologia”.